quinta-feira, 23 de julho de 2015

Alice - 150 Anos

      Alice no País das Maravilhas completa 150 anos de publicação. Nascido em 1832, professor de matemática, gago e tímido, o autor Lewis Carroll, pseudônimo do reverendo Charles Lutwidge Dodgson, deixou uma obra de difícil definição, que conquistou um lugar privilegiado no imaginário de várias gerações, com a fantasia e o nonsense como suas principais marcas. Alice, em particular, apesar de um século e meio de idade, continua uma menina. É um símbolo importante de nossos tempos, objeto de inúmeros estudos, adaptações literárias e, mais recentemente, versões para o cinema.
      Em julho de 1862, num singelo passeio de barco pelo rio Tâmisa, nos arredores da cidade inglesa de Oxford, nasciam histórias tão incríveis que viajariam o planeta e povoariam o imaginário coletivo de leitores de diversas idades mais de um século depois.
      A bordo da embarcação, as irmãs Lorina, Edith e Alice Liddell, na companhia do amigo da familia, o reverendo Charles Lutwidge Dodgson. Para entreter as meninas durante a viagem, Carroll inventou um maravilhoso mundo de fantasia, cheio de personagens excepcionais e nomeou sua protagonista de Alice. A menina Alice teria gostado tanto da história, que pediu a Carroll que a transcrevesse para o papel, e assim, surgiu o manuscrito de As Aventuras Subterrâneas de Alice (Alice’s Adventures Under Ground).
      O manuscrito de Alice chegou às mãos do autor escocês George MacDonald, pioneiro na literatura de fantasia e ídolo de Carroll, que o leu para seus próprios filhos. Todos, sem exceção, vibraram com a história.
      Estimulado, Caroll revisou o manuscrito, incluindo a cena do Chapeleiro Louco e o personagem do Gato de Cheshire. Apresentou-o em seguida para publicação, com um tamanho duas vezes maior que o originalmente enviado a Alice Liddell.
      Assim, em julho de 1865, foi lançado Alice no País das Maravilhas, inscrevendo o nome de Dodgson, ou melhor, de Lewis Carroll, no panteão dos grandes escritores da literatura universal.
      Em 1871, Carroll publicou a continuação das histórias de Alice em Através do Espelho e o Que Alice Encontrou Por Lá.     


Abraço carinhoso!
Fabiana

9 comentários:

  1. Eu sou apaixonada por Alice e fico impressionada que já faz 150 anos!!
    amei seu post!!

    www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Adoro estas histórias e Alice atravez do Espelho foi um dos primeiros livros que li!
    Adorei o post!
    Beijos!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  3. Olha tenho que confessar que eu li o livro ALICE NO PAIS DAS MARAVILHAS e gostei, mas não foi um livro que me chamou atenção, porque ele foi um sonifero pra mim sabia? Eu gosto mais msm é do filme da disney. Até tenho o DVD e acho o desenho lindo. Mas eu não pegaria o livro para ler novamente não ! hehehehe

    Mas mesmo assim adorei a sua postagem. Ficou muito fofo!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-cure-seu-coracao.html

    ResponderExcluir
  4. Nossa já 150 anos?! Confesso que não li, mas o filme/desenho é lindo demais!
    beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  5. Eu amo Alice, li ele recentemente e me surpreendi, não imaginava que fosse gostar tanto
    que bom que ele já tem tantos anos né, e que nos próximos 150 anos mais e mais crianças venham a ler e gostar

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  6. Eu amo Alice, embora ache o livro um tanto subjetivo e maduro demais para um livro infantil, essa é a graça né?

    www.itgeekgirls.com

    ResponderExcluir
  7. Fiquei super feliz em descobrir que Alice completa 150 anos! E no mês do meu aniversário! É um livro que eu li depois de grande (na adolescência), marcou a minha infância (na versão Disney) e eu nunca me canso. Gostaria muito de ler a versão original, quem sabe um dia, em breve. Parabéns para todas as Alices desde Caroll.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fabi!
    Alice fez parte da minha infância e nunca iria imaginar que existia há 150 anos!! Quando tempo hein, e eu ainda nem li a versão original, espero que consiga ler até o próximo ano.
    Beijos ^^
    Eu e meu vício chamado Leitura

    ResponderExcluir
  9. Own que post mais gracioso. Esta semana ainda estava lendo sobre quanto tempo existe a Alice e realmente faz bastante tempo. Quem nunca assistiu o desenho ou leu um livro? Ou se encantou pelo gato ou pelo coelho? Incrível como depois de tanto tempo ainda permanece novo, semelhante O Pequeno Príncipe. Amei o post! Beijos, Érika

    *www.queroseralice.com.br*

    ResponderExcluir