terça-feira, 4 de março de 2014

Sapos Fervidos ou Ossos Dançantes

* Resenha Literária:
    "Sapos Fervidos ou Ossos Dançantes" - Antonio Braga
O livro tem como pano de fundo, a história de um sapo que foi colocado em uma panela com a mesma água fria de sua lagoa. A água, que de pouco em pouco era aquecida, agradava o sapo. 
Porém, em determinado momento, ela ferveu e, mesmo assim, ele não se mexeu, morrendo no processo.
Vários estudos biológicos, provaram que um sapo colocado num recipiente, com a mesma água de sua lagoa fica estático durante o tempo em que se aquece a água, até que ela ferva. O sapo não reage ao gradual aumento da temperatura (mudança de ambiente), e morre quando a água ferve; inchado e feliz!
Por outro lado, outro sapo que seja jogado neste recipiente já com a água fervendo salta imediatamente para fora. Meio chamuscado, porém vivo! 
Algumas pessoas tem um comportamento similar ao do sapo fervido. Não percebem as mudanças, acham que está tudo bem, que tudo passa . . . é só dar um tempo. E ficam obsoletos, “morrendo” sem ter percebido as mudanças. Outros, vendo as transformações, pulam, saltam, em ações que representam as mudanças necessárias.
Conhecemos vários ‘sapos fervidos’ no dia a dia, sempre dizendo que nada dará certo, sendo negativo e rabugento. “A acomodação é um desastre para a existência de uma vida. Quem vive como sapo fervido, é mestre na arte de reclamar”, diz o autor.
Mas todos nós temos um pouco disso em alguns momentos, certo? Olhamos e criticamos sempre quem está ao nosso lado. E nós? Quais as nossas falhas e chatices?
Precisamos sair do marasmo e enxergar o lado bom de todas as situações. “Até com erros e quedas, nós conseguimos aprender algo”.
A escolha entre ser ‘sapo fervido’, ou ser feliz com ‘ossos dançantes’ é pessoal!

Sapo fervido coisa nenhuma! Vamos saltar fora da acomodação enquanto a água não ferve...
 “Todos somos especiais e podemos ser felizes”!

Sobre o autor:
Antonio Braga de Moura Filho, escritor, teólogo, terapeuta familiar, professor de pós-graduação da UNASP e palestrante na área do desenvolvimento humano.


Fevereiro: "Aquele" livro que ficou encalhado na estante.
Pois é pessoal, esse livro ficou mesmo "encalhado" na estante. Eu sempre deixava para depois, pensando que era mais um daqueles livros chatos de auto-ajuda.
Aproveitei o desafio, lí e gostei muito!
Até porque, se eu continuasse adiando a leitura, seria eu apenas, mais um "sapo fervido".

Beijos!

3 comentários:

  1. Que interessante, fiquei morrendo de vontade de ler! Bela resenha.

    Beijos e sorrisos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, achei muito interessante a história! Preciso ler esse livro!

    ps: estou participando de uma releitura de look, você poderia me ajudar clicando NESSE LINK
    e votando em mim??? Quando acabar todas as imagens vai aparecer uma enquete! É só clicar na número 1 e depois clicar em votar!

    Obrigada, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabiana,
    Adorei a resenha. Eu já agi na vida como sapo fervido e tenho que tomar cuidado para que não se repita...
    Bjs e um ótimo pós Carnaval para vc.

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir