quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Dia Nacional do Livro - 29 de Outubro


O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem a fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 29 de outubro de 1810.
O primeiro livro publicado no Brasil foi “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época a imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 30, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, houve um crescimento editorial em nosso país.

A Importância do Livro:
O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo. Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa. Ao adquirir o hábito da leitura, aprimora-se a linguagem, o vocabulário e a comunicação com o mundo.

O livro pode atrair pela curiosidade, pelo formato, pela capa, pela emoção das histórias ou pelos personagens. Com um livro é possível viajar sem sair do lugar, é possível conectar-se com o passado, o presente, o futuro ou ainda, com o mundo da fantasia. Além disso, podemos ler o que quisermos, quando, onde, no formato e no ritmo que escolhermos.


4 comentários:

  1. Oi Fabiana,

    Não sabia que tinha um dia do livro, obrigada por compartilhar estas informações. Nada mais justo, afinal os livros realmente transformam nossa vida. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Fabi querida
    Que bom comemorar o dia do livro, ne?
    Eu ganhei um livro do meu amor para comemorar o dia!
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabi, é a Vi, não sabia que o primeiro livro publicado foi Marília de Dirceu.
    Acho que Monteiro Lobato ficaria triste se soubesse que seus livros sofrem censura por conter textos rotulados por preconceituosos, pessoas que não entendem que Monteiro Lobato viveu em uma época em que as leis eram outras.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  4. Fabi adorei este post sobre o livro fazer uma pessoa melhor vou tomar a liberdade de colocar no meu blog, atmosfera dos livros.
    Beijocas e boas leituras!

    ResponderExcluir