sábado, 15 de agosto de 2015

Bom Dia, Sr. Mandela

Resenha:   
Bom Dia, Sr. Mandela
- Zelda La Grange -
Bom Dia, Sr. Mandela conta a extraordinária história de uma jovem que teve suas crenças, preconceitos e tudo em que sempre acreditou transformados pelo maior homem de seu tempo. A incrível trajetória de uma datilógrafa que, escolhida para se tornar a mais leal e devotada assessora de Nelson Mandela, passou a maior parte de sua vida trabalhando ao lado do homem que ela passaria a chamar de Khulu , ou avô.

      Bom dia, Senhor Mandela, é um livro de memórias, escrito por Zelda la Grange, assistente pessoal de Nelson Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul.
      O livro é muito mais do que uma autobiografia da autora Zelda La Grange, podendo ser considerado a biografia de um dos homens mais influentes e respeitados do mundo: o líder humanitário, Nelson Mandela.
      Bom dia, Senhor Mandela, é um relato comovente das disputas e dramas familiares dos últimos dias de vida e dos dias após a morte de Mandela.
      Entre as revelações polêmicas do livro e a longa lista de tristes incidentes, estão algumas, que envolvem a viúva de Nelson Mandela, a moçambicana Graça Machel; a filha mais velha de Mandela, Makaziwe Mandela, fruto do seu primeiro casamento com Evelyn Mase; até os amigos de Nelson Mandela, o vocalista da banda U2, Bono Vox e a atriz sul-africana, Charlize Theron.
      La Grange escreveu, que em dado momento, um frágil Mandela teria sido transferido para a sua terra natal Qunu, longe dos seus amigos e dos cuidados médicos e acabou falecendo em 05 de Dezembro de 2013.
      A autora, que ocupou a posição de assistente pessoal de Mandela durante 19 anos, teve o privilégio de passar mais tempo com Madiba (a forma como carinhosamente Nelson Mandela era tratado na África do Sul), do que qualquer outra pessoa. E nos conta, com sinceridade, amor e respeito, toda a sua experiência com o homem que mudou a sua vida, o homem que lutou contra o Apartheid, que foi preso injustamente por 27 anos e que mesmo após sair da prisão, não guardou nenhuma mágoa contra os que o perseguiram, pelo contrário, continuou na luta pelos mesmos objetivos: A pacificação da África do Sul e o fim do preconceito racial imposto pelo Apartheid.
      Além de tanta demonstração de afeto e ensinamentos de Nelson Mandela, o livro pode ser também uma deliciosa aula de história, pois mostra toda a influência deste líder negro, que era respeitado no mundo inteiro.
      Zelda la Grange , encerra o livro dizendo: “estou tranquila e feliz por ter dito a verdade”. Apesar, de já ter sido ameaçada de processo por Makaziwe Mandela.
      Por muitas páginas, as lágrimas são inevitáveis, tanto pelos ensinamentos, quanto pelas demonstrações de amor do Madiba para com todos os seres humanos.
      Acho válido ressaltar, que além dessa linda jornada, o livro contém muitas fotografias de momentos da autora com Mandela.
      Recomendadíssimo!!

Resenha em parceria com o site Arca Literária

Com a leitura deste livro, participo do Desafio das Capas, do Recanto da Mi
nº 05 - Fundo preto

4 comentários:

  1. Olá Fabiana.
    Ótima resenha.
    Ainda não tinha lido nada sobre esse livro mas adorei a história.
    Quer um exemplo maior de humanidade do que Nelson Mandela? Eu admiro muito a trajetória dele e a força com que lutou pelo direitos de seus iguais. Quero muito ler o livro.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Deve ser uma leitura enriquecedora, por toda a experiência e momentos que ela passou junto com Mandela.
    Boa dica.
    Bjs,Rose.

    ResponderExcluir
  3. Olaa
    Sua resenha está ótima, ouço falar muito sobre Mandela e o livro deve ser ótimo, muito legal a dica.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?
    Eu me lembro muito do Nelson Mandela e da sua historia, seus atos, mas mesmo sendo um livro muito bom não sei se o leria porque não tenho o costume de ler muitas biografias :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir