terça-feira, 8 de setembro de 2015

O Homem Invisível - O Livro

Resenha: O Homem Invisível
- H.G. Wells -



Em uma noite gelada de fevereiro, surge numa cidade isolada na Inglaterra um desconhecido à procura de abrigo. Com o rosto coberto de bandagens, enluvado e de óculos escuros, esse homem misterioso, de pouca conversa, parece estar se recuperando de um acidente que o desfigurou. Pede à dona da estalagem um quarto reservado, onde possa passar os dias sem ser incomodado.
Mas a verdade está muito além da compreensão dos habitantes do vilarejo. Esse homem ríspido, que desde o início se indispõe com os demais, criou um método para se tornar invisível e caiu em sua própria armadilha: sem um antídoto, não pode voltar ao estado original.

      O livro apresenta um homem invisível (Dr. Griffin) como personagem principal. Ele é um cientista que, após várias experiências, combinações, tempos de solidão em seu apartamento e muitas outras tristes situações, consegue encontrar "a fórmula" da invisibilidade, utilizando-a em seu próprio corpo, tornando-se um homem invisível.

" A dor tinha passado. Achei que ia morrer e não liguei para nada.... Rangi os dentes e suportei aquilo até o fim, até que a única coisa visível em meu corpo fossem as pontas das unhas, pálidas e brancas,e a mancha marrom que um ácido deixara em meus dedos."

      Após este ponto, somos conduzidos para a cidade de Iping (Inglaterra). 
      Um estranho homem, hospeda-se na pousada "The Coach and Horses". 
      A figura enigmática, que nunca mostra o rosto, cheio de ataduras, barbas longas, de óculos escuros, luvas e grande chapéu, causa um grande estranhamento no pequeno povoado. Ele, que até então, não se identifica, inventa a desculpa de que está queimado. Mostra-se um homem rude e de poucos amigos. Então, para não ser incomodado, enquanto busca a fórmula reversa da invisibilidade, pede para não ser procurado em seu aposento. Porém, os moradores da cidade, ficam desconfiados com o forasteiro.
      No período de sua estadia na pousada, diversos acontecimentos estranhos começam a acontecer na cidade. E toda essa novidade causa estranheza e começa a assustar os moradores da pacata cidade de Iping.
       Acossado pelos moradores, incapaz de lidar com o poder que a invisibilidade lhe confere, ele caminha gradualmente a um estado de violência e intolerância.  
      Sob forte pressão do povoado, afetado por sua situação, o cientista surta e revela a sua invisibilidade. Joga suas roupas fora e começa a fugir da polícia. Em sua fuga, causa danos e fere pessoas. Mas, consegue escapar e refugia-se pela estrada, tornando-se com isso, cada vez mais violento e cruel. As noticias se espalham e ele já não consegue mais enganar as pessoas, até que encontra o Dr. Kemp, um antigo colega dos tempos do University College. 
      O homem invisível, sentindo-se seguro e abrigado na casa do Dr. Kemp, faz fortes confidências, revelando-lhe os seus planos. 
      E então, H.G. Wells, nos pega desprevenidos e levando-nos a um final surpreendente.

     O romance O Homem Invisível, de H. G. Wells, foi publicado em 1897. 
    Neste romance, clássico da literatura mundial, Wells constrói uma brilhante história sobre ambição, horror, e a capacidade da ciência de corromper as pessoas quando usada de forma abusiva.


Com a leitura de O Homem Invisível, de H. G. Wells, participo do 

E você, gosta de literatura clássica?

23 comentários:

  1. Ola lindona faz tanto tempo que não leio um clássico, gostei muito da premissa do livro e sobre a dificuldade do protagonista em se adaptar a sua nova condição. Dica mais que anotada, senão me engano teve o filme com um tema assim, assisti e gostei . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não conhecia o livro, mas adorei a premissa desse. Gosto de ler clássicos e esse com certeza entrou para minha listinha. Assim que possível irei lê-lo.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  3. Adoro clássicos.
    Gostei do estilo do livro. Confesso que muitas vezes gostaria de encontrar essa fórmula da invisibilidade.
    Gostei da combinação inteligente dos temas

    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Ouvi falar desse livro. Um amigo leu e AMOU. Estou pra lê-lo há algum tempo já... Vai que até o final do ano eu consigo né? Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  5. Ola Fabiana;
    Já ouvi falar deste livro, mas nunca li, vi apenas o filme e como todos sabem o filme nem sempre tem muito a ver com o livro não é mesmo rsrsrs.
    Adorei a resenha é a primeira que leio sobre este clássico.

    Seguindo aqui, beijos.
    cabinedeleitura1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Nossa , quando eu vi essa capa falei opa me interessei
    Não saba que se tratava de um clássico
    Adorei a dica ;)

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Não sou fã de literatura clássica, então não fiquei muito curiosa para conhecer esse livro... Maas... A premissa dele me parece interessante, e acho que vi ele ser mencionado em uma série que acompanho. Vou ver se o leio :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gente! Que dica bacana Fabiana! Adorei! Não conhecia esse clássico, mas já entrou para alista de desejados!
    Fiquei bem curiosa para saber o desenrolar dessa trama e tive um pouco de dó do personagem principal, apesar da rudeza com a população do vilarejo. Veremos o que vou pensar depois de ler! ;)

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Acho clássicos fascinantes, ainda mais de horror. Fiquei curiosa para ler a obra, já que a premissa é muito interessante.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, flor. Gostei muito da sua resenha, sério. Ficou incrível. De um jeito simples, você conseguiu dar destaque à história e até mesmo imaginei o pobre cientista, sendo vítima da sua própria criação. Coitado. Quero muito ler esse clássico!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Gostei do fato de ser diferente do filme que recebeu este título. Sua resenha fez com que me despertasse um interesse para saber como é o desfecho dessa história. Fiquei super a fim de ler o livro.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. OI
    Eu assisti o filme, mas não sabia que tinha o livro e são bem diferentes eles, o livro tem cara de ser bem melhor a trama parece ser mais envolvente, gostei da sua resenha e fiquei com vontade de ler o livro.
    Bjss

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Já um o filme uma série de vezes, mas nunca pensei que houvesse uma versão literaria dele.
    Vou colocar aqui na listinha!

    ResponderExcluir
  14. Oi Fabi!
    Não conhecia o livro, mas Clássicos são sempre clássicos e valem a pena serem lidos. Vou colocar na lista e tentar ler em breve.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  15. Oi oi!
    Antes de tudo preciso falar dessa capa, simplesmente incrível ♥
    Ainda não conhecia o livro mas já quero. Ultimamente tenho lido mais clássicos (mesmo sendo clássicos da ficção) e tenho adorado, então, sua resenha chegou na hora certa!
    Espero poder ler em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi!!
    Não conhecia o livro, mas gostei da premissa. Acho lindo os clássicos, moro de vontade de conseguir inclui-los na minhas leituras mas nunca consigo :(
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nossa! Segurei a respiração, esse vale a pena ler. Obrigada pela sua resenha, sempre me desperta... Logo lhe falarei do que estou lendo, não é uma clássico, mas é apaixonante. Já leu A Costureira e o Cangaceiro? Estou lendo devagar para não acabar logo de tão bom que é... Como um bom chocolate.

    ResponderExcluir
  18. Nunca tinha visto esse livro, mas não sou muito de ler clássicos, não por preconceito ou algo do tipo, é porque não tenho muitos mesmo.
    Mas achei muito bacana a proposta desse livro, e com certeza eu leria ele se tivesse oportunidade

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    Ainda não li ele, mas tenho muita curiosidade por esse livro, para falar a verdade, faz algum tempo que não leio um clássico...
    Gostei muito da resenha!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Sabe, eu não conhecia o livro, mas fiquei curiosa.
    Adoreiiiii a premissa.
    E mds que capa angustiante, amei
    Acho que a ultima vez que li um livro classico foi na escola kkkkkk

    ResponderExcluir
  21. Olá! Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas agora fiquei morrendo de vontade de ler. Eu amo livros clássicos porque sempre trazem críticas e reflexões, além de serem atemporais, e com esse não deve ser diferente. Achei a premissa super original. Com certeza darei uma chance. Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oii!

    Não conhecia esse livro, mas a promissa me chamou muito a atenção! A capa é bem simples, mas muito bonita ^^ A sua resenha ficou muito boa ^^ Já anotei a dica e espero ler logo :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  23. Olha eu não conhecia esse livro e acho que nem o pegaria para ler
    porque não faz muito meu gênero.
    Eu gostei bastante da sua resenha. Muito bem elaborada e tudo mais, mas seilá, por agora
    não pegaria não. Mas mesmo assim espero poder conhecer antes de julgar, até porque quem sabe eu me surpreendo com a estória né?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/memorias-literarias-2-caca-da-mulher.html

    ResponderExcluir