terça-feira, 1 de setembro de 2015

Resenha: O Álbum

O Álbum
- Timothy Lewis -


Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander.
Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.

      Adam é um homem solitário, passando pelo triste e doloroso fim de um relacionamento.  Ele trabalha como negociante de objetos usados de casas que estão para vender.
      Numa dessas casas, a do casal Alexander, entretanto, ele encontra em meio as prateleiras repletas de poeira, uma relíquia: um álbum antigo. Nele, há cartões postais amarelados pelo tempo. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, provas do amor incondicional entre Gabriel Alexander e Pearl Huckabee. Neste álbum, estavam todos os cartões que Gabe mandou para Huck, sempre nas sextas-feiras, durante 60 anos. Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho.
      A soma de todas essas verdades, talvez respondam as perguntas que Adam se faz há muito tempo. Esses cartões foram parte importantíssima da vida de um casal , pois mostrava que o amor deles jamais diminui ou acabou, e sim, cresceu com o tempo.
      Isto para Adam, parecia trazer a fórmula mágica da felicidade, tudo o que um homem como ele precisava. Intrigado e curioso sobre a vida perfeita e a paixão deste casal, Adam começa a investigar detalhes da vida de Gabe e Hulk, além de tentar entender o que houve e qual foi a falha que ocorreu com o seu próprio casamento.
      Nesse caminho de busca, Adam encontra Yevetta. 
      Yevetta, é filha de Priscilla, que trabalhou para Gabe e Hulk, por 26 anos, e conhece toda a história do casal Alexander. Yevetta, passa a preencher as lacunas que os postais deixaram, fazendo Adam entender um pouco mais sobre o casamento perfeito daquele casal.  E é aí, que ele começa a entender o que deu errado em seu casamento e a acreditar que pode ter uma segunda chance.

       Mas o amor não é o único tema da história – aliás, nunca é somente sobre o amor. Creio que o mais forte nessa trama é a esperança. Esperança de que ainda pode dar certo, esperança que outras chances irão aparecer. Esperança no amor.
      O Álbum é um daqueles livros que nos fazem refletir sobre como estamos levando a vida,  de que forma estamos conduzindo os nossos relacionamentos, quais as prioridades da nossa vida ...
      Detalhe: o início de cada capítulo, é a reprodução de um dos postais que Gabe enviou para Hulk. Lindos!

      Ao final do livro, em uma nota, o autor Timothy Lewis, escreve:
      O Álbum é inspirado na Vida dos meus tios-avós. Na venda do patrimônio deles, descobri uma coleção de cartões postais antigos, quando literalmente tirei-os do lixo ... Então, guardei os álbuns em uma prateleira no meu escritório e esperei  enquanto escrevia outras coisas. Cerca de cinco anos depois, recebi uma ligação de um amigo cuja esposa tinha ido embora sem aviso nenhum. Ele disse: “Não acredito mais no amor”. Eu me lembro de olhar para aquela prateleira com os álbuns e pensar: “Ali estão sessenta anos de amor”.  E, de repente, eu tinha encontrado a minha história.

      O fato de saber que O Álbum  foi baseado em uma história real, me emocionou muito. Pois eu, ainda acredito no amor...


Resenha para a parceria com o site: Arca Literária


Capa nº 9 - Um caderno, diário ou carta

12 comentários:

  1. Você disse que gostou do fato de ser baseado num romance real por acreditar no amor, e essa parece uma história mais realista, apesar de bonita e emocionante. É exatamente o que eu estava procurando. Pode parecer besteira/infantilidade, mas eu gosto muito dos romances mais bonitinhos, dos sentimentos demonstrados, mesmo que às vezes em demasia e eu tenho certeza que vou chorar um rio, se ler jfsdfiso
    O nome dele já está anotado!

    Beijos e queijos.
    Ana, Borboletas no Papel

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabi, desde que esse livro foi lançado, fiquei curiosa para saber se era bom. Que bom que ele traz belas lições, fiquei interessada. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii, tudo bem?

    Que lindo! Achei super comovente a história, só de ler sua resenha. Enviar e receber postais por 60 anos, não é qualquer coisa. É um lindo gesto de amor. Com certeza deve ser uma leitura deliciosa. Adorei.

    Beijos

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Álbum tem uma história que em nada me cativou, chagando a dar sono e irritação. confesso que havia ficado interessada pela capa e título, mas... depois... nossa, que livro chato.

    ResponderExcluir
  5. Oii

    Resenha bacana a sua!!
    Tenho esse livro, mas ainda não li. Mas agora vou lê-lo!!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oláá
    Sua resenha está bem legal, o livro parece ser muito interessante pois curto gêneros assim, então espero ler em breve e gostar.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiii.
    Compraria esse livro só pela capa, que coisa mais linda. Já tinha visto muitos comentários positivos sobre esse livro e fiquei curiosa para ler, otimo post.
    Bjs♥♥♥
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii.
    Compraria esse livro só pela capa, que coisa mais linda. Já tinha visto muitos comentários positivos sobre esse livro e fiquei curiosa para ler, otimo post.
    Bjs♥♥♥
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não foi um livro que tenha me chamado tanta atenção, apesar de ter sido baseado em uma história real.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Eu li esse livro e achei que não é uma história de amor arrebatadora, mas cumpre seu papel, principalmente, por nos dar esperança de que o amor existe. Concordo com você, o livro é também sobre esperança.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Este livro me lembrou um pouco de AS VIOLETAS DE MARÇO :D
    Fiquei muito interessado em lê-lo

    ResponderExcluir
  12. Olá, bem não faz muito meu estilo esse tipo de leitura, mas parece ser bem promissor para quem gosta, ainda mais sendo inspirados em fatos reais.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir