domingo, 21 de fevereiro de 2016

Oscar 2016

Você sabia que os principais filmes indicados ao Oscar 2016 têm tramas oriundas de livros?
Nada menos do que seis, dos oito longas-metragens indicados a melhor filme no Oscar 2016, são inspirados em livros – ou em histórias reais que se tornaram conhecidas a partir de livros. Entre esses títulos, há de tudo: romances que ficcionalizam acontecimentos de anos (ou séculos) passados, histórias recentes sobre temas da realidade e até ficção científica.
Somando os indicados em outras categorias importantes do maior prêmio da indústria do entretenimento (melhor ator, atriz ou direção), chegamos a dez adaptações que têm origem na literatura. Todos os dez títulos ganharam lançamentos (ou relançamentos) recentes no Brasil, em parte com capas que incorporam imagens dos próprios filmes.
 
Confira:
O Regresso: O romance de Michael Punke ficcionaliza uma história real, a do explorador e caçador de peles, Hugh Glass, que na primeira metade do século 19, durante uma expedição de caça pelas Montanhas Rochosas, foi atacado por um urso e abandonado pelos seus colegas de jornada. O livro não concentra tanto a atenção em Glass, como faz o filme, criando um pano de fundo também para os homens de quem ele quer se vingar.
Doze indicações, incluindo melhor filme.

A Jogada do Século: O livro que deu origem ao longa A Grande Aposta foi lançado no Brasil em 2011, após seu autor, Michael Lewis, tornar-se um nome quente devido aos sucessos dos filmes Um Sonho Possível e Moneyball, também adaptados de livros seus. Jornalista, Lewis faz uma análise aprofundada dos bastidores da crise econômica de 2008 por meio do perfil dos principais personagens a lucrar com o colapso.
Cinco indicações, incluindo melhor filme.
 
Perdido em Marte: Romance de Andy Weir lançado em 2011, faz a atualização da bem conhecida narrativa do náufrago em um ambiente hostil. Narrado predominantemente em primeira pessoa pelos registros de bordo do astronauta Mark Watney, o livro é eficiente em manter um delicado equilíbrio entre humor, tensão e as necessárias explicações científicas para as soluções improvisadas pelo sobrevivente.
Sete indicações, incluindo melhor filme.
 
Uma Ponte Entre Espiões: O filme dirigido por Steven Spielberg não é uma adaptação oficial deste livro, e sim, da história original a que ambos se referem. Mas, neste volume estão as memórias do personagem real James B. Donovan, advogado recrutado pela CIA nos anos 1960 para defender o chefe de uma rede de espionagem nos EUA, e facilitar, assim, a troca do homem por um piloto norte-americano capturado pelos soviéticos.
Seis indicações, incluindo melhor filme.
 
O Quarto de Jack: O truque que Emma Donoghue realiza neste livro que deu origem a O Quarto de Jack é antigo, mas eficaz: narrar um mundo brutal pela voz da personagem mais inocente à disposição. Neste caso, Jack, um menino de cinco anos que nunca saiu do quarto em que nasceu. Sem nunca ter interagido com mais do que duas pessoas na vida, Jack se torna a esperança de fuga do cativeiro em que ele e a mãe são mantidos por um sequestrador.
Quatro indicações, incluindo melhor filme.
 
Brooklyn: O irlandês Colm Tóibin é autor de romances clássicos que mergulham em profundidade nas emoções de seus personagens. Esta ficção centra-se na jovem Eilis, que nos anos 1950 se muda da Irlanda para Nova York e aos poucos constrói uma vida que inclui um emprego e o amor por um jovem de origem italiana. Um retorno inesperado ao país natal, contudo, a deixa dividida entre a vida na Irlanda e nos EUA. 
Três indicações, incluindo melhor filme.
 
Carol: No final dos anos 1940, a jovem Therese conhece Carol, uma mulher mais velha por quem, para sua própria surpresa, se apaixona desesperadamente. Apesar das pressões que um amor como esse poderia esperar naquela época, ambas se aproximam até embarcar em uma jornada pelo interior dos Estados Unidos que é também uma busca pela possibilidade de se amarem. Um livro único na obra de Patricia Highsmith.
Cinco indicações, incluindo melhor atriz, para Cate Blanchett.
 
A Garota Dinamarquesa: O romance de estreia do autor David Ebershoff, inspira-se na história real do pintor Einar Wegener (1882 – 1931), uma das primeiras transexuais a passar por uma cirurgia de mudança de sexo. O romance concentra-se na relação de Einar com sua mulher, Gerda, e nos efeitos para a relação entre ambos do processo pelo qual Einar reconhece sua verdadeira identidade de gênero, tornando-se Lili Elbe.
Quatro indicações, incluindo melhor ator, para Eddie Redmayne.
 
Steve Jobs: Diferentemente da cinebiografia protagonizada por Ashton Kutcher, o filme estrelado por Michael Fassbender, é roteirizado por Aaron Sorkin, com base na biografia escrita por Walter Isaacson. Única biografia cujo trabalho de pesquisa foi autorizado pelo próprio Jobs quando ainda vivo, é considerado o mais completo relato até agora do homem que revolucionou a tecnologia.
Duas indicações, incluindo melhor ator, para Michael Fassbender.
 
Trumbo: Biografia do roteirista Dalton Trumbo (1905 – 1976), tão conhecido pelo seu trabalho em clássicos como A Princesa e o Plebeu (1953), Spartacus (1960) e Johnny Vai à Guerra (1971), que também dirigiu, como por sua trajetória política. Integrante do Partido Comunista, ele foi perseguido pela histeria do macarthismo e teve que trabalhar com pseudônimos.
O livro de Bruce Cook (1932 – 2003) é de 1977, e sai agora, devido ao Oscar.
Uma indicação, de melhor ator, para Bryan Cranston.


A 88.ª cerimônia de entrega do Oscar 2016, acontece no dia 28 de fevereiro, em Los Angeles.
 
Adaptação: ZH Entretenimento.
 

6 comentários:

  1. Que maneiro isso !!! Vergonha a minha por não ter lido nenhum desses livros,mas quero demais ler A Garota Dinamarquesa, O Quarto e O Regresso.

    Adorei o post e só sabia que Perdido em Marte e a Garota Dinamarquesa eram oriundos de livros...

    bjss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  2. Tem tres filmes que são os que mais me chamaram atenção, primeiro o do Leo, o queridinho do mundo, acho que todos estamos torcendo, o que apesar me deixa na dúvida pelo Eddie de A Garota dinamarquesa e o do Quarto de Jack que achei muito interessante! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa gostei do seu post, interessante, eu vou ser sincera não acompanhei o Oscar, mas legal saber que os filmes indicados são oriundos de livros.

    Beijos
    www.devoreumlivrooufilme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Muita gente me recomenda ler/assistir "O Quarto de Jack" eu não tinha parado ainda pra ler a sinopse ou ler alguma resenha. Minha curiosidade só aumentou *-*

    http://obaucultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. El Sr. Pedro es un oficial de préstamos increíblemente bien informado, cortés y paciente. Revisé un par de ofertas de propiedades antes de mi compra final, y Pedro estuvo allí para ayudar con cada una, a menudo coordinando con mi agente detrás de escena. Me sentí apoyada durante todo el proceso. Gracias a Pedro y los esfuerzos incansables de su equipo, ¡ahora soy un orgulloso propietario! Lo animo a que considere a Pedro y su compañía de préstamos para cualquier tipo de préstamo.

    # Préstamo de automóvil

    # Préstamo hipotecario

    # Préstamo comercial

    # Préstamo personal


    Sr. Pedro Oferta de Préstamo

    Correo electrónico: pedroloanss@gmail.com.

    ResponderExcluir