quinta-feira, 2 de abril de 2015

O Interesse pela Leitura

 Cultive o hábito da leitura e aproveite melhor os livros


      Embora seja um hábito muito importante para a construção do conhecimento e a formação pessoal, nem todas as pessoas costumam ler. Para combater a falta de prática e até mesmo o pouco interesse pela leitura, existem algumas orientações que podem ajudar a adquirir esse costume e, principalmente, apreciar as obras ao máximo. 
      Confira algumas dicas preparadas pela Universia Brasil:

1- Encontre seus interesses
Será muito mais fácil – e prazeroso - completar uma leitura se o tema for algo atrativo para você. Por isso, pode ser mais produtivo começar a cultivar o hábito através de obras de ficção, literatura juvenil, ou artigos de revistas e jornais a ir direto para áreas mais complexas, como textos acadêmicos ou literatura clássica, temas que você poderá abordar quando tiver mais experiência.
2- Separe um momento
Com a rotina acelerada, é comum não encontrar tempo para a leitura, o que acaba se tornando uma justificativa. Para evitar que isso impeça seu progresso, determine um período do dia exclusivamente para ler. Não se esqueça, também, de aproveitar os momentos livres para estimular o hábito.
3- Crie metas
É mais fácil se manter produtivo quando há um objetivo a ser alcançado. Por exemplo, ler um livro por mês. Como incentivo, também é interessante estabelecer uma recompensa (um passeio a cada livro lido, é uma ideia). Dessa forma, o cérebro associará a leitura a sensações positivas, o que a tornará cada vez mais agradável.
4- Fique longe das distrações
A leitura também é um exercício de concentração, portanto, o ideal é se desconectar de tudo o que o faz perder o foco, seja lendo em papel ou por meios digitais. Nesse último caso, a própria tecnologia é uma aliada: existem aplicativos que auxiliam a concentração, bloqueando seus sites favoritos – como redes sociais- por um período de tempo determinado, para que você foque totalmente em atividades mais importantes.
5- Compartilhe a prática
Ter amigos leitores pode ser uma ótima 
motivação. Podem haver encontros para compartilhar opiniões e promover discussões sobre as obras lidas. O que é certeza de incentivo para continuar com a leitura em dia. Existem redes sociais exclusivas para leitores, que podem se tornar uma boa opção para compartilhar suas ideias literárias.

Espero que tenham apreciado as dicas e boas leituras!

9 comentários:

  1. Concordo com a a dica 1 e 2; mas a 3 vai um pouco em desencontro com as anteriores, para mim. Metas e prazer são coisas que não funcionam comigo, já que detesto determinismo... A nº 4 é bem sugestiva, não consigo ler, por exemplo, ouvindo música.
    Tenho muitos amigos leitores, mas nunca temos tempo e nas redes sociais, não gostei da experiência.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho muito importante dar dicas para quem não cultiva esse hábito.
    A leitura é muito importante, forma pessoas críticas, que escrevem e falam melhor!
    Leio desde sempre e recomendo demais diversos gêneros e títulos que podem interessar quem não costuma ler muito!
    Adorei seu post!
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Gostei muito do teu post e das dicas que forneces-te para quem não tem hábitos de leitura, acrescentaria somente um ponto, começar por ler livros pequenos e não calhamaços. Talvez tentar encontrar um escritor que goste e não ter o receio de ler só esse escritor pois vai haver uma altura em que a sua mente vai pedir mais e ai pode explorar novos escritores.
    Parabéns pelo post.
    Boas leituras;)

    ResponderExcluir
  4. Tenho apreciado suas dicas de leitura, e repensando que preciso voltar a ativa e me organizar para leitura. Bjokas e uma Feliz Pascoa, querida!

    ResponderExcluir
  5. Ler é uma delícia, não é?! Amo!!!!
    Fabiana uma Feliz Páscoa para vc e para sua família tbm!
    beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse post, eu gosto muito de ler, pena que não consigo ler o tanto que gostaria, eu nunca fui muito incentivada a ler qnd criança, adquiri o hábito meio que sozinha, acho super importante o incentivo na infância. Gostei das dicas, e vou praticar elas. bjin

    www.somandoconhecimento.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Fabi! Ótimas dicas para quem ainda não tem um hábito diário de leitura. Ler é vida! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oiee Fabi, boas dicas e seria bom se a galera tentasse adotar algumas com a finalidade de cultivar o habito da leitura. Eu preciso de silencio para ler e isso me dificulta muito pq tenho criança em casa, mas ultimamente temos conseguido até compartilhar alguns livros ..estou feliz com isso rsrs enfim gostei muito da postagem bjss
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi oi!
    Gostei muito das dicas. Eu, por exemplo, quando vou ler, deixou meu celular bem longe de mim ou coloco no silencioso, se não a tentação é mais forte e vou conversar com as pessoas hahahahaha
    Também prefiro ler de noite, quando tudo está mais calmo.
    Beijos!

    ResponderExcluir