sábado, 25 de janeiro de 2014

"Esqueça um Livro"

    Vocês conhecem ou já ouviram falar no "Esqueça um Livro"?
    O Projeto “Esqueça um Livro”, convida leitores a esquecer livros pela cidade.
    Já faz algum tempo que o paulista Felipe Brandão anda cercado por livros, pessoal e profissionalmente. 
    Por dois anos trabalhou em uma grande rede de livrarias e atualmente trabalha na área de marketing de uma editora de best-sellers.
    Felipe percebeu que a estante de sua casa estava cheia de títulos já lidos. Ao invés de comprar outro móvel para acumular mais livros, vender as edições em um sebo ou negociá-las em um site de trocas, optou pelo desapego, abandonando os livros pela cidade.
     Nasceu assim, o projeto “Esqueça um Livro”.
    “A ideia é inspirada no conceito de BookCrossing, criado nos EUA no começo dos anos 2000”, explica.     Combinando leitura e urbanidade, o conceito convida os leitores a deixar um livro em local público, para que outra pessoa o encontre, o leia, e volte a abandoná-lo, ampliando assim o acesso à leitura. Há diferentes versões do BookCrossing espalhadas por cidades do Brasil e do mundo.
    A base do projeto é a fanpage Esqueca um Livro. Nela, Felipe posta as fotos dos livros “esquecidos” por São Paulo, acompanhadas de uma breve sinopse e da indicação do local onde a edição foi deixada. 
    “Sobre a Brevidade da Vida”, de Sêneca, foi o primeiro livro a ser abandonado no projeto, numa janela cercada de plantas próximo à estação Marechal Deodoro do Metrô, em São Paulo.
    De lá para cá, vários amigos e entusiastas passaram a colaborar com o projeto, “esquecendo” livros pela cidade.
    Simples na teoria e na prática, o projeto não tem maiores intenções além de espalhar livros e difundir a leitura.  “Quero que os livros cheguem até pessoas que não teriam condições de comprá-los”, deseja Brandão.
    Foi escolhido o dia 25 de janeiro para ser o dia nacional do "Esqueça um Livro".  A ideia, é que o Brasil todo esqueça um livro em algum local público para alguém, hoje.



E aí, vamos participar desse belo projeto?
"Esqueça um Livro"!!!!


Felipe Brandão é jornalista, blogueiro e colunista de literatura. Trabalha no marketing de uma Editora e escreve porque acredita que escrever purifica a alma, acalma o coração e enche a vida de esperança. Em 2013, criou o projeto “Esqueça um livro”, baseado no conceito BookCrossing.

4 comentários:

  1. Menina depois de uma semana corridinha estou aqui visitando o blog das amigas. Adoro o seu, ele é tão diverso!!! Trata de tanta coisa, gosto de tudo junto (scrap) e misturado (leitura, fotografia, etc.. ) . Um beijão!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto de livros guardados, acho desnecessário, salvo quando são para pesquisas. Em compensação minha filha ama livros, ama o cheiro, ama tê-los kkk. Acaba que equilibra porque não a deixo ter aquele monte, pegar emprestado também vale a pena.
    Vou mostrar o post pra ela, quem sabe ela desapega.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie Fabi, tudo bem?
    Primeiro meus parabéns pela parceria conseguida; te desejo Sucesso e felicidades!
    Adorei a idéia do Felipe Brandão, já tinha lido a respeito e pretendo entrar nessa onda; achei genial!
    Um grande abraço,
    Maria Josefa

    ResponderExcluir
  4. Acho que não conseguiria fazer isso, tenho um apego com meus livros que quase não empresto eles, hahaha.
    Mas vai saber se não mudo?!
    Espero achar um livro! :)

    ResponderExcluir