sábado, 19 de julho de 2014

Resenha: Arrabal e a Noiva do Capitão

Giordano e Giuseppe são idênticos na aparência, mas suas almas não poderiam ser mais diferentes. O bravo Giordano é o capitão-chefe da Guarda Real. Giuseppe é um ator de coração puro e alegria contagiante que viaja com sua trupe para se apresentar nas praças e castelos da região.
De caráter inflexível, Giordano tem como sua maior missão proteger o Rei. Por sua vez, o sonhador Giuseppe deseja escrever uma peça de teatro com diálogos, o que seria uma inovação para a época.
Embora não sejam propriamente amigos, os dois irmãos vivem uma espécie de acordo de cavalheiros, respeitando o espaço um do outro e lidando com o delicado estado de saúde de sua mãe. Até que a formosa Luigia acaba com a paz da família Romanelli...
Arrabal e a Noiva do Capitão nos transporta para a incrível Nápoles do século 18.
Uma história que resgata a magia do teatro e nos convida a compreender a beleza que existe nas contradições.

Arrabal e a Noiva do Capitão conta a história dos irmãos gêmeos Giuseppe e Giordano, na Nápoles do século 18.
Os irmãos são belos, inteligentes e possuem personalidades marcantes, embora sejam completamente diferentes.
Giuseppe é alegre, espontâneo e otimista.
Giordano, por sua vez, é sério, poderoso e influente.
Essas diferenças afastam os irmãos de tal maneira, que se torna impossível dividirem o mesmo espaço.
O problema dos dois irmãos reside na família, onde possuem uma mãe doente por conta de um grande segredo, um pai autoritário e que nega a existência de Giuseppe.
O que ambos possuem em comum, é o fato de não se conformarem com as desigualdades e injustiças sociais. Mas, por que será?
Enquanto Giuseppe, ou poeta Arrabal – seu nome artístico -, é líder de uma trupe de teatro itinerante, revolucionando a cultura da época com as apresentações do seu grupo; Giordano, é o capitão-chefe da guarda real e o predileto do pai, possuidor de um comportamento exemplar, de acordo com um homem na sua posição, até que se vê obrigado, por questões políticas, a se casar com a jovem viúva, Luigia di Medinacelli .
E é aqui que a história começa, a expectativa aumenta e conduz-nos lentamente para um final que corre o risco de nos surpreender, no meu ponto de vista, por sua forma ilógica.

O meu porém para esse livro é a narrativa.
No início do livro nos deparamos com uma espécie de linguagem coloquial, o que até pode fazer algum sentido, pelo fato da história se passar no século XVIII, mas é bastante incômodo, principalmente se levarmos em conta que o livro acabou de ser editado.
Outro fato que dificultou o andamento da leitura, foi o excesso de expressões em italiano, pois é preciso que se tenha uma certa familiaridade com este idioma para poder aproveitar.
E ainda, infelizmente, há graves e diversas falhas na revisão.
Mas, mesmo assim, vale a leitura!

A Autora: Marisa Ferrari
Marisa Ferrari nasceu no Rio de Janeiro. É jornalista e pós-graduada em Filosofia Antiga.
Autora de poemas, roteiros de cinema e peças de teatro, entre eles o musical infantil “Um Príncipe Desencantado”.

Um comentário:

  1. Vi esse livro e me apaixonei pela capa, e adorei a sinopse. Quero ler!
    Adorei seu blog, comecei a te seguir
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir