domingo, 15 de fevereiro de 2015

É Carnaval


A Origem do Carnaval

      A origem do carnaval é incerta, mas acredita-se que tenha surgido na Grécia por volta do ano 520 a.C. Era uma festa em que o vinho era fundamental e as pessoas se reuniam em nome do deus Dionísio com a única intenção de se divertirem, celebrar a chegada da primavera e a fertilidade. Esse tipo de comemoração também se tornou popular em Roma durante os primeiros séculos da era cristã.
      O nome Carnaval vem de “Carne Vale”, seu significado está ligado ao fato dessa festa pagã acontecer durante os três dias que antecedem a quaresma, um longo período de privação, portanto era como uma despedida dos pecados da carne. Esse nome surgiu depois que a celebração foi legalizada pela Igreja Católica para coibir o que a instituição classificava como celebração pecaminosa. Ou seja, a celebração tinha como objetivo principal extravasar e fazer tudo que durante a quaresma era proibido.
      Em 1545, depois do concílio de Trento, mudou-se o calendário de Juliano para Gregoriano e o Carnaval passou a ser uma data oficial para os cristãos.
      No século XIII, os nobres franceses começaram a promover grandes festas onde era obrigatório o uso de máscaras e roupas luxuosas - os bailes - e provavelmente foi assim que surgiram as primeiras festas à fantasia. Essas festas logo ficaram populares entre as altas classes em todo o continente europeu e se espalharam por todo o mundo, sendo ainda comuns atualmente.
      Dessa forma, o carnaval é reconhecido como uma festa popular de rua, que sofreu uma série de modificações culturais até chegar aos dias atuais. 
      Hoje, o carnaval é comemorado em muitos lugares do planeta. E possui características diferentes em cada país que o festeja.


O Carnaval no Brasil

      O carnaval chegou ao Brasil no século XIII, sob influência de uma festa de rua, de origem portuguesa, típica da região de Açores e Cabo Verde, o “entrudo”, que consistia em jogar água, farinha, ovo e tinta nas pessoas.
      No século XIX, tiveram início no país, as festas de salão, inspirados nos bailes parisienses, nos quais os convidados deveriam usar máscaras. Cresceu o interesse por esse tipo de festa, pois o entrudo causava muita confusão por ser uma prática que apelava para violência. Nos bailes, que aconteciam em local fechado, o público era composto por convidados que se dispunham a fantasiar-se e ouvir música. Uma figura importante desse período é Chiquinha Gonzaga que compôs músicas carnavalescas e pertencia a classe burguesa frequentadora dos bailes.
      No Rio de Janeiro, no século XX, surgiram as primeiras escolas de samba. Os desfiles carnavalescos agradaram muito e tornaram-se uma forma popular de comemoração do carnaval muito forte, tanto no Rio, quanto em São Paulo. No Nordeste do país, o carnaval de rua faz sucesso, mantendo a tradição trazida pelos portugueses, mas fortalecendo-se com os trios elétricos depois da década de 1980.
      Porém, a comemoração também passou por mudanças, em função do folclore indígena e da cultura africana. Todos esses fatores culturais construíram um carnaval distinto em cada parte do Brasil. 



Você sabia?

- As fantasias de carnaval mais usadas durante a festa brasileira são provenientes de personagens do teatro popular de comédia italiano dos séculos XVI ao XVIII.  São eles: Pierrot, Colombina e Arlequim.

- O livro Guinness de Recordes Mundiais apresenta o Carnaval do Rio de Janeiro como sendo o maior do mundo. De acordo com o livro, a festa popular tem a participação de cerca de dois milhões de foliões por dia. 



Bom carnaval e
boa semana!

13 comentários:

  1. Olá Fabiana.
    Nossa que curioso, não sabia tanto sobre a origem do carnaval.
    Adorei o post. Tenho vontade de conhecer mais de perto o carnaval de outros países, principalmente os paises europeus, quem sabe um dia eu tenha essa chance.
    Beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Poxa, seu post foi muito interessante, o carnaval tem bastante história mesmo, apesar de parecer só festa e samba haha eu nao curto muito essa época do ano mas é sempre bom saber mais.

    Beijos
    Reality Of books

    ResponderExcluir
  3. Eu não curto muito o carnaval, pois não sou muito de festa. Estou aproveitando esses dias para ler e ver séries, que já é algo que tem mais a minha cara.
    Mesmo assim achei bem legal ser sobre a origem da festa, sabendo que remete à Grécia. Ler Percy Jackson me ajudou a conhecer esse deus Dionísio :) Mais um benefício da leitura, não é?

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fabiana! Legal saber tantas curiosidades a respeito do Carnaval. Confesso que não curto muito a festividade, mas reconheço a sua importância para a cultura popular brasileira. Gostei muito de saber um pouco mais sobre sua origem :) Beijos!

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  5. Já sabia uma coisa ou outra sobre a origem do carnaval, mas foi bom ler esse post, agora sei mais rsrs
    Não gosto de carnaval. Sair praticamente pelado na rua, bebendo, pegando geral... Isso me repudia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei o seu post, é muito legal as pessoas saberem as origens de uma festa que é conhecida pelo país inteiro! Apesar de não gostar muito do carnaval (blocos com músicas que eu não gosto, muita gente e muita barulheira) tem muita gente que gosta e é legal saber um pouco mais ;)

    Beijoos
    http://www.under-the-stair.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Legal o post e saber um pouco mais da história do carnaval. É a maior festa do país e nós mesmo conhecemos pouco.
    Parabéns
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?

    Quando eu era criança eu gostava mais do carnaval, hoje nem tanto sabia?! rs Achei bacana saber um pouco mais sobre o surgimento da festa, nem imaginava que pode ter sido na Grécia rs. Adorei o seu blog e estou seguindo também, bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Fabi,
    Adorei ver um post tão cheio de informações e fatos sobre o Carnaval. Eu não sou fã dessa época do ano, mas vou dizer que adoro o descanso que a data me proporciona. Não sou festeira, acho que meu sangue não é muito brasileiro, então costumo preferir desligar a TV e o som nessa época. kkkkk A origem do Carnaval é bem interessante, bom seria se ainda fosse como já foi um dia.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Eu não curto carnaval, mas é sempre bom aprendermos coisas novas!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie, Fabi! Amei o post, amei saber mais sobre o Carnaval - quem diria que começou na Grécia com o "super sóbrio" Dionísio? Hahaha faz muito sentido! Agora sobre o Carnaval em si, só gosto dele por um motivo: feriado ♥♥♥ muitos dias de folga pra ler, assistir filme e fazer o que mais entendermos!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Fabi, adorei o post!

    Muito legal a ideia de compartilhar a origem do carnaval... Não sabia de muita coisa!

    Parabéns.

    Beijão

    http://leiologoimagino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Aqui na minha cidade nunca fizeram nada para carnaval, mas tive a oportunidade de ir assistir a um desfile numa outra city vizinha que me encantou, ótimo post. http://vihpaula.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir