quinta-feira, 12 de março de 2015

Dia do Bibliotecário - 12 de Março

      
      O Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março em todo o território brasileiro, em homenagem a data de nascimento do escritor, poeta e bibliotecário Manuel Bastos Tigre. 
      Bastos Tigre, é considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.
      Engenheiro e bibliotecário por vocação, Manuel Bastos Tigre, nasceu em 1882. Formou-se em Engenharia, em 1906 e resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, nos Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, criador do Sistema Decimal de Dewey (Classificação e índice de assuntos para catalogar e organizar os livros e folhetos da biblioteca). Esse encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia. Prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro como bibliotecário e assim se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.
      Manuel Bastos Tigre trouxe grande contribuição social e cultural para o Brasil, por isso, nada melhor do que a data de seu nascimento para celebrar o dia daqueles que comungam o mesmo objetivo: disseminar informação e conhecimento a fim promover o desenvolvimento cultural e social do país. 
      O bibliotecário trabalha em bibliotecas ou centros de documentação, e para exercer esta profissão, é necessário possuir bacharelado em Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação ou Gestão da Informação.


Abraços!
Fabiana

13 comentários:

  1. Poxa que bacana seu post acho que hoje falt muito isso saber prestar homenagens e também valorizar os profissionais principalmente os ligados a educação , cultura e promoção social. bjs querida e parabéns.
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos bibliotecários pelo seu dia!
    beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos bibliotecários!!!! Eu acho uma profissão muito legal. =D E eu não sabia que tinha um sistema como o Sistema Decimal de Dewey que ajudava na organização dos livros. Muito legal mesmo. Parabéns!!!

    http://meninadeparis.com

    Beijos

    Fique com Deus

    Dayana

    ResponderExcluir
  4. O, tudo bem?
    Ontem eu vi muitas homenagens aos bibliotecários pelo face e eles realmente merecem todo tipo de homenagem, pois são profissionais admiráveis, né? Enfim, adorei o seu posts, pude saber um pouco mais sobre essa profissão s2

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ola Fabiana!amei o post, adoro saber a origem de datas comemorativos e essa em especial tem todo um significado pra quem é viciado em livros.com certeza uma justa homenagem.

    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Fiquei sabendo do "dia do bibliotecário" através do facebook (como sempre), então nem pude parabenizar os bibliotecários que eu conheço no dia deles *-* achei bem interessante a história da comemoração.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parabens pelo dia de voces!
    Acho mais que lindo ser comemorado afinal voces sao guardioes do mundo magico
    Bjss
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi! Não existe lugar melhor que uma biblioteca, a gente sempre quer ler ela inteira se depender de nós, mas para existir esse espaço e toda a organização que há não seria possível sem vocês, parabénssss!!!!!! beijos

    ResponderExcluir
  9. Sempre peço aos meus alunos para confeccionarmos um cartão,presenteamos nossa bibliotecária,com muito mimo e admiração. Um profissional que merece destaque, e reconhecimento, que nos indicam livros e resenham tão bem sobre eles.Parabéns pela brilhante matéria Fabiana, amei. http://byshirleyaraujo.blogspot.com.br/2015/03/rodinha-de-musicas-no-maternal-rotina.html

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem?

    Adorei um post, mas confesso que não sabia da existência dessa data.

    abs.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. que lindo :33 eles também merecem um dia com essa profissão tão encantadora


    Te segui, poderia seguir de volta? Ah, e tenho layout grátis para blog e faço por encomenda tambem :3 dá uma olhada , você vai adorar! :3

    Leitoras Ocultas

    ResponderExcluir
  12. Oi oi, tudo bom?
    Adorei o post e conhecer mais sobre a história dessa profissão e desse dia!
    Beijossss!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Como não amar os bibliotecários? Eles tem todo o meu respeito e deveriam ser mais respeitados e reconhecidos. Beijos,
    http://cafeliterari-o.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir