domingo, 14 de junho de 2015

Livros Pioneiros em seus Gêneros Literários

      Pode parecer que os diversos gêneros literários conhecidos, sempre estiveram por aí ocupando seus devidos lugares nas prateleiras das livrarias e bibliotecas. A verdade é, que existe uma origem para tudo, até mesmo para os gêneros literários clássicos, como o romance, ficção científica, terror, policial e outros.
      Alguns desses livros históricos, seguramente, são considerados os pioneiros em seus respectivos gêneros:


Primeiro livro de Horror: Frankenstein , de Mary Shelley
Frankenstein  (1818), continua a ser uma das obras mais famosas e bem conhecidas na história, e é o precursor claro dos contos de horror moderno. Não só pelo fato de contar com um enredo bizarro, mas também, por ser sendo contada de uma forma que era decididamente revolucionária para a época. 
O núcleo deste livro, é o pavor da montagem resultante da experiência notória de Victor Frankenstein, com uma ambientação variando entre a tristeza e o arrependimento. Em outras palavras, ainda hoje, não importa quantos livros de terror moderno você tenha lido, um dia, Frankenstein ainda vai entrar para a sua lista de leitura.


Primeiro livro de Romance: Orgulho e Preconceito, de Jane Austen
Publicado há 200 anos atrás, Orgulho e Preconceito permanece como um modelo poderoso que ainda é usado como inspiração para novos romances de ficção a cada nova geração de escritores.
O livro que a própria autora considerava "seu filho mais querido", atravessou os séculos dotado de uma assombrosa vitalidade. Além de uma das mais comoventes histórias de amor já escritas, é uma brilhante comédia de costumes e um estudo profundo da sociedade de seu tempo. A plena compreensão do mundo feminino e o domínio da forma e da ironia fizeram de Jane Austen a mais notável e influente romancista da história.


Primeiro livro de Ficção Científica: As Viagens de Gulliver,de Jonathan Swift
As Viagens de Gulliver, é uma grande aventura que foi originalmente concebida como uma paródia das 'histórias de viajantes' da literatura, estilo muito popular na época. Enquanto a concepção da paródia foi perdida pela maioria dos leitores modernos, a sátira da natureza humana permanece potente, divertida, e surpreendentemente fantástica para algo escrito há quase 300 anos, se encaixando confortavelmente nos padrões modernos dos romances de ficção científica muito antes do termo ter sido criado. 
É também um romance raro, que continua a ser agradável em qualquer uma das adaptações que já foram produzidas sobre este livro.


Primeiro livro Jovem Adulto: Mulherzinhasde Louisa May Alcott
Enquanto diversos romances são especulados como o primeiro livro destinado a um público jovem, o Mulherzinhas, de Alcott é a obra mais antiga que se tem notícia dentre deste estilo. Um foco em personagens jovens e suas lutas, uma história que apresenta um ponto de partida simples que torna-se complicado por preocupações de adultos, e uma abordagem realista perante as preocupações dos jovens. É fácil identificar os elementos básicos que definem o gênero neste maravilhoso livro.


Primeiro livro de Novela Psicológica: As Relações Perigosas, de Choderlos Laclos
Ao contrário de outros tipos de romance, onde o ambiente sociocultural é fator crucial para o desenvolvimento da trama, o gênero romance psicológico tem como principal característica a imersão nas razões dos motivos, escolhas e ações dos seres humanos, se apegando à análise das decisões e seus motivos íntimos.
O livro pioneiro do gênero, é o clássico de Choderlos Laclos, general francês que entrou na literatura mundial pela obra As Relações Perigosas, de 1782. Porém, o gênero só ganharia reconhecimento no final do século XIX.


Muito interessante pesquisar e descobrir tantas curiosidades sobre essa nossa paixão que é a literatura, não é mesmo?
Abraços e boa semana!!

14 comentários:

  1. OI Fabiana!
    Nossa, adorei a sua postagem! Muito legal saber quais foram os primeiros livros de cada gênero, nunca iria imaginar que orgulho e preconceito já tem 200 anos, gente!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  2. sõ não li Mulherzinhas e As relações perigosas eut enho aqui na estante, estou pra ler ainda... xD Gulliver e Orgulho são muito bons, mas Frankenstein <3 é um dos meus preferidos... *-*

    ResponderExcluir
  3. Que interessante! Gostei dessa curiosidade literária… Não sabia da importância de alguns livros que citou aqui, como Orgulho e Preconceito e Frankstein. :)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Fabiana, gostei bastante da sua postagem, ainda não li nenhum dos livro, mas conheço a historia de alguns e pretendo ler em breve Orgulho e Preconceito que já esta na minha estante *--* Nem sabia que estes foram livros pioneiros nos seus gêneros...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Ainda não li os livros que você citou, mas eles estão no plano de leitura. Espero poder lê-los logo *-*

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Fabi, tudo bem?
    Muito interessante o post!
    Eu não imaginava que Fankenstein é o primeiro livro de horror, e Orgulho e Preconceito o primeiro romance, são os dois que conheço da sua lista.
    Nunca presto atenção e datas. Parabéns pela pesquisa, é sempre legal saber esse tipo de informação.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei esse post, mega original!
    Gostei de conhecer os pioneiros dos gêneros, e você acredita que ainda não li nenhum?!
    Sou louca para ler o de Jane Austen <3
    Vou colocar todos na minha lista!
    Adorei!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Achei super bacana o post. Só não gostei do título de Little Woman, eu só li em inglês e nem sabia que tinham traduzido o livro e achei uó esse título em português.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  9. Não li nenhum desses livros e confesso que tenho muita vontade de lê-los, principalmente Orgulho e Preconceito, que muita gente ama, e As Relações Perigosas por ter um teor psicológico que sempre me cativa e me interessa bastante. Adorei o post!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie! Tudo bem?

    Muito bacana a quantidade de informações pertinentes nesse post. Gostei bastante! Tenho vontade de ler Mulherzinhas. Desses da lista só li Orgulho e Preconceito.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  11. Olá.. tudo bem??
    Saber dos clássicos dos clássicos é sempre bom... dos que vc citou só conheço Orgulho e preconceito... que amo de paixão... é incrível como a autora estava a frente do seu tempo... como ela já tinha uma visão do futuro... a. Postagem ficou ótima... xero!!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, curti demais o seu post, nunca havia tido a curiosidade de saber sobre não e com seu post fiquei boba e curiosa com duas obras, a Mulherzinhas e Relações Perigosas.

    Gostei demais, traga mais curiosidades assim pra gente.

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Achei o tema do seu post interessante para todos os tipos de leitores. Não conhecia os livros, menos Orgulho e Preconceito, e fiquei curiosa com Mulherzinhas.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, flor!
    Amei a proposta do post e achei muito interessante os livros que você citou. O único que já li foi o da Jane Austin.

    Acho que leria Mulherzinhas, achei a sinopse muito interessante.
    Obrigada pelas dicas!

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir